domingo, 21 de novembro de 2010

POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL


Por: Marcelo Xavier Travassos

UMA REFLEXÃO
(Unidade II – Fórum 2)


Lançando um olhar contemporâneo sobre as políticas educacionais no país, podemos observar que existe um pensamento quase que socialista, em seu tratamento, ou seja as ideias centrais da legislação que rege a educação no Brasil, nos leva a uma convergência neo-liberal, a exemplo a própria LDB(93.94/96), que no seu cerne tem como base um tratamento social em primeiro plano, deixando as questões de ordem acadêmica, e nisso me refiro ao conhecimento, em segundo plano.
Hoje vivemos numa indecisão entre ensinar e educar, entre transmitir o conhecimento ou compreender e conviver com o comportamento social dos nossos educandos.
Um bom exemplo são os inúmeros projetos lançados pelos Governos das três esferas constitucionais, União, Estado e Município, em tentar acabar o analfabetismo: EJA, PAV, A Caminho da Cidadania, Acertando o Passo entre outros.
Outro bom exemplo tem partido do governo federal, ao lançar uma campanha em âmbito nacional, de colocar um laptop, para cada aluno, nos próximos anos, trazendo para dentro das escolas novas TIC´s:

“Atentos à crescente demanda pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação em sala de aula, o Governo Federal vem construindo, com a ajuda da comunidade acadêmica, espaços virtuais na internet que objetivam auxiliar a prática pedagógica no país, bem como servir de ponto de pesquisa para os alunos. Entre os projetos podemos destacar o Portal Domínio Público, o site Objetos Educacionais, a Rede Interativa Virtual de Educação e o Portal do Professor.”(CAMPELLO, Sheila Maria Conde Rocha e GUIMARÃES, Leda Maria de Barros Guimarães(org.). Mód.18: Tecnologias Contemporâneas na Escola 3. Brasília: LGE Ed.2010.p.41)


            Essa situação pode ser vista na PROUCA nº 12.249, de 10 de junho de 2010, que trata, entre outros assuntos, da criação do Programa Um Computador por Aluno - PROUCA e institui o Regime Especial de Aquisição de Computadores para Uso Educacional – RECOMPE.
            Para maiores detalhes acesse o link:



CONSIDERAÇÕES FINAIS


Indubitavelmente existe realmente um investimento, bastante voluptuoso em torno da aquisição de equipamentos de informática e materiais pedagógicos e tecnológicas, para as escolas.
            Porém existe, muito pouco investimento na aplicação de recursos humanos, em termos de fomentar o uso dessas TIC´s, junto ao quadro de pessoal que fica à frente do sistema educacional.
            Se colocarmos lado a lado, quando foi investimento em aperfeiçoamento(cursos de capacitação) e aquisição dessas TIC´s, com certeza o segundo investimento vencerá.
            Não estou sendo contra os investimentos, eles são necessários, mas deve-se fazer um estudo mais aprofundado, junto aos professores, que serão os principais atores nesse processo de ensinar, para saber se eles estão realmente preparados para aceitar, compreender e aplicar o uso desses investimentos, caso contrário, será novamente, mais uma boa ideia, transformada em mero conto de fadas.

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