Ozair Mendes Batista
Ao refletir sobre a Estética, Pareyson* (2001) mostra que a filosofia não normatiza, não legisla sobre a experiência estética, mas especula sobre esta experiência, reflete sobre os problemas da beleza e da arte, reflexão essa que se constrói sobre a experiência estética. Nesse sentido, a estética não terá normas. Ela se servirá da poética e da crítica para direcionar normas e regras à arte.
Assim, "a estética é e não pode deixar de ser filosofia" (PAREYSON, 2001,p.4), por manter sua autonomia de reflexão sobre a experiência estética. Com efeito, é a partir da experiência sempre aberta e histórica que a filosofia se renova continuamente estimulada pelos problemas que ela faz surgir da experiência. E, é por isso também, que a natureza da estética é ampla, na medida em que não é normativa, como o faz a poética, e não agrega diferentes preceitos a fim de julgar o que é arte, papel da teoria de arte e da crítica.
Este blog é fruto de um trabalho, oriundo do curso de Artes Visuais, da Universidade de Montes Claros - UNIMONTES - MG, com pólo em Unaí - MG. A Arte na educação escolar, tem como objetivo o ensino e aprendizagem da educação estética e artística, com fundamentação teórica-metodológica, enfatizando o estudo dos educandos, da produção e da História da Arte, através do fazer artístico, da apreciação estética e da comunicação na sociedade. (Equipe I)
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