sábado, 4 de dezembro de 2010

Professor é facilitador de aprendizagem. E quando se faz reflexões sobre o fazer pedagógico...

OZAIR MENDES BATISTA


O que é ser professor hoje?



É ser multimidia, dominar várias linguagens, estar antenado com o que se passa no mundo, na vida da escola, dos alunos, do País.
É ser consciente de que apenas assumindo por inteiro a sua função de educador, de que as pessoas são trasformadas pela educação, começando por si mesmo, que o mundo todo muda, se renova, recupera valores.
é acreditar que somente na educação continuada que repousa a dignidade profissional e social, que hoje encontra-se tão degastada.

é respeitar o aluno, fazendo da sala de aula uma comunidade científica, que produz conhecimento e que reflete sobre o conhecimento já produzido, acumulado.

Quem sou eu (professor) neste contexto?

O professor que procura sua atualização, sua valorização, sua inserção social de forma digna. Que não tem medo do novo. Que venha, pois também irei ao seu encontro, permutando saberes e experiências, acreditando na vida, nas pessoas e na educação.

Como sou como aprendiz diante de uma situação inovadora?

Uma pessoa comum, com dificuldades, mas com abertura para o novo. Pertenço a uma geração de transição, que não conheceu na infância o que hoje é visto como normal, trivial mesmo, como celulares, i-pods, minitops, laptops, que ainda tem dificuldades em operar uma calculadora científica, mas que tem um enorme potencial para aprender e crescer.

Como lido com as inovações que chegam às escolas?

Não lido. Nas escolas que já trabalhei e na qual ainda trabalho, as inovações já não são tão novas assim. Televisão, DVD, retroprojetor e olha lá. Ainda existem as dificuldades de uso. Os equipamentos são pesados, há as dificuldades de transporte, de agendamento, pois que a escola é continuadamente roubada nas poucas coisas que possui, nos mínimos recursos disponíveis. Resta-me a esperança de um dia usufruir de um laboratório de informática com programas criativos, inovadores, acesso à rede, atividades interativas, colaborativas, como as que estou tendo no curso de Artes Visuais. Meu nome é esperança.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua contribuição!!!